



O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu em Meca (Arábia Saudita), no ano de 57d.C. Segundo a tradição muçulmana, Maomé recebeu os fundamentos do Islã diretamente do arcanjo Gabriel, enviado por Deus para instruir o Profeta acerca de diversos preceitos religiosos, dogmáticos e morais. Estes se acham reunidos num livro sagrado, o Corão. Reza a tradição islâmica que "Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta".
Além de ser uma religião, o Islã (que, ao pé da letra, significa "submissão à vontade de Deus") é também um sistema moral e político. Baseia-se na adoração de um único Deus, chamado de Alá, e ensina que, após a morte, os justos serão recompensados com a vida eterna no Paraíso. Os maus, por sua vez, serão condenados a padecer no fogo do inferno. Ao mesmo tempo, o Corão afirma que o destino de cada homem é previamente traçado por Alá: "Estava escrito" é uma máxima que explica bem o imaginário islâmico.
O muçulmano (como é designado o fiel do islã) é obrigado a orar cinco vezes por dia, ajoelhado num tapete e voltado para Meca. Ele é proibido de cultar imagens, pois isso é considerado pecado de idolatria. E, pelo menos uma vez na vida, deve fazer uma peregrinação até Meca.
Os templos muçulmanos são denominados mesquitas, e em seu interior somente homens são admitidos. Essa tradição demonstra bem a cultura islâmica com relação à mulher, que é conservada em posição inferior. Em países onde o Estado não proíbe a prática da poligamia, o muçulmano pode ter até quatro esposas, pois esse costume é permitido pelo Corão.
CURIOSIDADES
- O islã é uma das mais importantes religiões mundiais (a população muçulmana é estimada em mais de 935 milhões), os muçulmanos sentem-se ofendidos quando são chamados de maometanos pois isto implica a idéia de um culto pessoal a Maomé, proibido no Islã.
- Os muçulmanos consideram Caaba, ao centro da grande mesquita de Meca, o lugar mais sagrado da Terra. A tradição muçulmana diz que os patriarcas Abraão e Ismael construíram o santuário sobre os primeiros alicerces postos por Adão. Todos os muçulmanos do mundo rezam nesta direção e, todos os que não tiveram um sério impedimento, deverão peregrinar à Meca, pelo menos uma vez na vida.
- As duas fontes fundametais da doutrina e da prática islâmicas são o Alcorão e a sunna (conduta exemplar do profeta Maomé). Os muçulmanos consideram o Alcorão como a palavra "incriada" de Deus, revelada a Maomé através de Gabriel, o arcanjo da revelção. Os islamitas acreditam que Deus, e não Profeta, é o autor destas revelações. Por isto, o Alcorão é infalível.
- O monoteísmo é uma matéria central para o Islã: a crença em um Deus (Alá), único e onipoente. Deus desempenha quatro funções fundamentais no Uninerno e na humanidade: criação, sustenteção, orientação e julgamento, que que se conclui com o dia do Juízo, no qual a humanidade será reunida e todos os indivíduos serão julgados de acordo com seus atos.
- Para os muçulmanos, Deus criou o Universo por absoluta misericórdia, e é obrigado também a mantê-lo. A natureza é subordinada aos homens que podem explorá-la e beneficiar-se dela. Todavia, o último objetivo humano consiste em existir para o "serviço de Deus".
*Imagens: A primeira imagem à esquerda trata-se da cidade de Medina e logo abaixo uma foto da Caaba, em Meca; à direita, respectivamente, temos a imagem do livro sagrado do Islã "o Alcorão" e do interior de uma mesquita.
Postado por:
ResponderExcluirBruna A.
Dilson S.
Erik H.
Renan
Rogério B.
Ótimo!
ResponderExcluirParabéns!!!